CI

Trigo pautado pela demanda de farinha

No Paraná, a nova safra oferece boa rentabilidade



No Paraná, a nova safra oferece boa rentabilidade No Paraná, a nova safra oferece boa rentabilidade - Foto: Seane Lennon

Segundo a TF Agroeconômica, a demanda por farinha durante o inverno será o principal fator a definir se haverá escassez ou não de trigo no Rio Grande do Sul, o que pode pressionar os preços para cima. O mercado segue lento, com cerca de 440 mil toneladas de trigo da safra anterior ainda disponíveis. Considerando que os moinhos estão abastecidos até junho e a moagem estadual permanece ao redor de 104 mil toneladas/mês, esse volume pode suprir o mercado até outubro, desde que não ocorram vendas para fora do estado. As negociações seguem pontuais, com preços entre R\$ 1.390 e R\$ 1.400 para trigo PH 76, e a expectativa é que a virada do mês traga mais movimentação.

Quanto à próxima safra, os moinhos permanecem fora do mercado futuro, enquanto exportadores seguem cotando o trigo tipo Milling da safra 2025 com preços entre R\$ 1.325 a R\$ 1.360/tonelada, variando conforme a data de entrega e pagamento. Em Panambi, os preços da pedra recuaram novamente, chegando a R\$ 72,00 por saca.

Em Santa Catarina, o mercado também apresenta negócios pontuais, com compras de trigo gaúcho e balcão estável pela sexta semana. Os preços de FOB para melhorador e biscoito seguem em R\$ 1.500 e R\$ 1.380 por tonelada, respectivamente. Já o trigo pão ainda não teve negócios concretizados. Os preços da pedra mantêm-se estáveis em diversas cidades do estado, como R\$ 80,00 em Xanxerê e Rio do Sul, e R\$ 78,00 em Canoinhas e São Miguel do Oeste.

No Paraná, a nova safra oferece boa rentabilidade, mesmo com leve recuo semanal nos preços. A média da pedra caiu 0,13%, para R\$ 80,09/saca, enquanto o custo de produção, segundo o Deral, está em R\$ 73,53. Isso garante ainda um lucro médio de 8,92%. Os preços da safra velha variam entre R\$ 1.550 e R\$ 1.600 CIF para moinhos nos Campos Gerais. Já o trigo importado do Paraguai e da Argentina é negociado entre R\$ 1.620 e R\$ 1.720 por tonelada. Para a safra nova, os compradores indicam preços entre R\$ 1.450 e R\$ 1.500 CIF moinho, equivalentes a cerca de R\$ 82,78/saca.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

OSZAR »